segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A Arte de Contar Histórias

É muito importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias. Ao escutá-las estão iniciando a aprendizagem para ser um bom leitor.
Ser um bom leitor é ter um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo que os cerca.
Toda criança tem seu primeiro contato com as histórias através da mãe, avó ou professora que, ORALMENTE, lhes contam uma história, que pode ser inventada, contos de fadas, fábulas, etc.
Na antigüidade, como não havia literatura infantil as crianças escutavam passagens da Bíblia, como parábolas (que têm muita semelhança com os contos de fada), salmos, etc.
Contar histórias para as crianças é fundamental, porque é através delas que vão poder elaborar o Imaginário e a Fantasia.
Ouvindo histórias a criança vai sentir e descobrir emoções importantes como: raiva, medo, tristeza, irritação, bem-estar, alegria, pavor, insegurança e poderá aprender a lidar com elas e, assim, esclarecer melhor suas próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a resolução das mesmas.
Para contar uma História, devemos ter consciência do que fazemos, porque é através delas que o ouvinte infantil vai iniciar o seu conhecimento , não só de tudo que já foi dito, mas vai ter contato também, com a sonoridade das palavras, a cadência e o rítmo e para que isso aconteça é necessário um clima de tranqüilidade e envolvimento. As pausas são importantes e os intervalos também, para que cada criança possa , através do seu Imaginário criar cenários, visualizar seus monstros, saber a cor do vestido da princesa ou se o príncipe é loiro ou moreno, além das bruxas ,que são muito importantes para avaliação de suas próprias mães, dragões, gigantes e outros seres desconhecidos que também ajudam a medir seus medos.
Contar Histórias não pode ser restrito só às crianças, porque os adultos também gostam de ouvir uma boa história ( afinal Sherazade salvou-se com as suas histórias), o que deve ser observado é a qualidade dos textos que têm sempre que estar de acordo com a faixa etária dos ouvintes.
Ouvindo Histórias as crianças podem ser estimuladas a desenhar, a escrever novos finais, a dramatizar as histórias ouvidas, a criar fantoches com as personagens da história, a dar nomes aqueles que mais se identificaram, a pedir que seja novamente contada a história para concluir seus pensamentos.
Para crianças ainda pequenas devemos usar os livros sem texto, para que elas através das figuras criem suas próprias histórias e , assim, comecem a estimular o imaginário e a fantasia, e o olhar múltiplo, pois são figuras do autor que ela verá com seu olhar de criança, ambos vendo as personagens e cenários de modo diferente.
Portanto, Contar Histórias é, sem dúvida, um ato de amor!

Nenhum comentário: